Pages

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Ministerio do Meio Ambiente Fortalece a Amazonia

Acompanhe o Blog no Twitter  Facebook e  WhatsApp (99) 98841-3337

Sarney Filho Destina 14 Milhoes para Fortalecimento da Amazonia Legal, Combate ao Desmatamento e Prioridade.
Ministro Sarney Filho em Rondonha

LUCAS TOLENTINO
Enviado especial a Porto Velho
A Caravana Verde de combate ao desmatamento liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, chegou nesta quinta-feira (09/02) a Rondônia. Em reunião oficial em Porto Velho, Sarney Filho anunciou que R$ 14 milhões serão investidos em projeto de conservação da Floresta Amazônica na região. Na ocasião, participou também da assinatura de compromisso entre estado e municípios para reduzir o desmate em território rondoniense.
O objetivo é desenvolver alternativas econômicas e promover a integração e a parceria entre todos os envolvidos para manter a floresta em pé. “O Estado brasileiro tem uma dívida com a Amazônia e precisa resolvê-la”, declarou Sarney Filho. Segundo ele, serão ampliados recursos e políticas para o bioma. “A Amazônia presta diversos serviços ambientais ao planeta e é preciso haver pagamento por esses serviços”, acrescentou o ministro.
Para garantir a conservação, Sarney Filho anunciou a destinação de R$ 14 milhões para o programa Paisagens Sustentáveis na Amazônia em solo rondoniense. Segundo ele, também serão prioridades as ações voltadas para a regularização ambiental. “Em vez de derrubar, todos se transformarão em protetores da floresta”, afirmou. O ministro destacou, ainda, o objetivo de ampliar o acesso ao Bolsa Verde, programa de transferência de renda a famílias em situação de extrema pobreza localizadas em áreas de relevância ambiental.
COMPROMISSO
Uma carta de compromisso entre União, estado e municípios foi assinada para garantir esforços conjugados de redução do desmatamento em Rondônia. Os gestores locais também apresentaram diagnóstico do monitoramento e fiscalização em unidades de conservação e terras indígenas rondonienses.  “Temos um compromisso com o desenvolvimento e a proteção ambiental”, resumiu o governador de Rondônia, Confúcio Moura.
A visita de Sarney Filho  a Rondônia também marcou o início da construção da sede local do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o órgão terá, após a conclusão das obras, a unidade regional de Purus-Madeira, em Porto Velho.
A CARAVANA VERDE
A agenda faz parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem oficial aos estados Amazônia Legal liderada por Sarney Filho, com equipe formada pelos secretários do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelos dirigentes dos órgãos vinculados. O objetivo é acompanhar, de perto, as políticas de conservação, fiscalização e monitoramento do bioma.
O grupo já passou por Amazonas e Rondônia e desembarca, agora, no Acre. Nas próximas semanas, será a vez de Mato Grosso (16/02) e Pará (21/02). A equipe é formada pelos secretários Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas), José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável), pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

0 comentários: