Pages

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO TEM A HONRA DE HOMENAGEAR "A Quadrilha Estrelinha da Roça" UM DOS MAIORES SÍMBOLOS CULTURAIS DE NOSSA REGIÃO.



UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESTRELINHA DA ROÇA
“O brilho da Estrela” __________ (com Jô Meneses)
 

Em meados de junho de 1986, surgia em Lago Verde a quadrilha junina ESTRELINHA DA ROÇA, mesclando simplicidade e organização, trouxe para a Cultura lagoverdense muito brilho e inovação para aquela época, (que por sinal era a melhor).  


Criada e organizada pelo professor Osmar Rodrigues Lima, a quadrilha conseguiu reunir várias gerações por décadas, sendo assim considerada por muitos “A MAIOR QUADRILHA JUNINA DA REGIÃO”.

Com o passar do tempo a quadrilha sofreu diversas transformações, mas foi na década de 2000, que as mudanças foram ficando visíveis. No figurino os brincantes deixaram de lado a simplicidade da chita e optaram pela beleza da seda para confeccionar as peças.

Na dança foram inseridos alguns ritmos típicos do nordeste e até de outras regiões como: xote, bumba meu boi, carimbó, dança portuguesa e muitas outras.

A quadrilha estrelinha da roça já fez e ainda faz parte da vida de muitos lagoverdenses. Quem não lembra da sua 1ª viagem? Ou então a “famosa viagem de três dias?”.

A quadrilha que sempre foi referência para outros grupos, hoje se encontra desativada, fechando assim um ciclo de 25 anos de muita alegria e tradição.

Tudo isso é muito bom, mas corremos o risco de tudo isso acabe de vez, pois com o passar do tempo as pessoas vão perdendo o interesse em continuar mantendo viva a cultura junina de nosso município. Visando essa problemática a Secretaria de Cultura e Turismo veio homenagear esse grupo folclórico que sempre abrilhantou "O MAIOR SÃO JOÃO DO MARANHÃO" e mostrar que nada é pra sempre, mas quem é pioneiro se eterniza.

0 comentários: